No primeiro semestre de 2011, várias obras serão entregues na área da saúde. E para iniciar esta conquista, na manhã da última quinta-feira, dia 14, na Vila Margarida, foi inaugurado o centro odontológico da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), que atenderá 125 crianças portadoras de necessidades especiais.
Na ocasião estavam presentes, o vice-prefeito, Flávio Batista, o Inha, o secretário de saúde, Dr. Raul Cunha, a secretária de educação, Roseli Morilla, o presidente da câmara, Edson Cury e os vereadores, Juracy Ferreira e Anália Schiavinati. A abertura do evento foi feita pela banda de percussão formada pelas crianças da Apae.
Com uma salva de palmas, Inha, Dr. Raul e Roseli puxaram o laço da porta, inaugurando oficialmente o centro odontológico. Segundo a dentista responsável, Patrícia de Aguiar Baccelli, os tratamentos realizados serão restaurações, extrações, prevenções e educação bucal, ensinando as crianças fazer a higienização correta dos dentes. O consultório está todo equipado e os atendimentos serão realizados as terças e quintas-feiras.
De acordo com o presidente da Apae, Benedito José Leite, a unidade é formada por psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e professores especializados em educação especial, que fazem os trabalhos clínicos para 40 pacientes, com síndrome de down, paralisia cerebral e autismo. E 85 crianças recebem orientações pedagógicas, com professores que aplicam atividades de música, educação física, cozinha experimental e passeios extracurriculares. Os atendimentos são realizados em pequenos grupos e divididos em dois períodos.
A unidade também oferece o programa do Clube de Mães dos Excepcionais. Elas fazem trabalhos artesanais. São pinturas em tecido, crochê, tricô e peças de decoração, que podem ser vendidos, gerando renda própria.
“A associação existe desde 2007. Antigamente nossos pacientes tinham que ir até a cidade de Mogi das Cruzes para serem atendidos. Eu acompanho os trabalhos das Apaes de São Paulo e região, para trazer a Ferraz de Vasconcelos todos equipamentos, profissionais e atividades necessárias para serem aplicadas as crianças excepcionais de nosso município”, declarou emocionado, Dr. Raul Cunha.