As raízes históricas e culturais do fenômeno “deficiência” sempre foram marcadas por forte rejeição, discriminação e preconceito. E, diante da ineficiência do Estado em promover políticas públicas sociais que garantam a inclusão dessas pessoas, surgem famílias empenhadas em quebrar paradigmas e buscar soluções alternativas para que seus filhos com deficiência intelectual ou múltipla alcancem condições de serem incluídos na sociedade, com garantia de direitos como qualquer outro cidadão.
Nesse contexto, surgiram as primeiras associações de familiares e amigos que se mostraram capazes de lançar um olhar mais propositivo sobre as pessoas com este tipo de deficiência. Convivendo com um Estado desapercebido das necessidades de seus integrantes, tinham a missão de educar, prestar atendimento médico, suprir suas necessidades básicas de sobrevivência e lutar por seus direitos, na perspectiva da inclusão social.
Foi então que, no Brasil, essa mobilização social começou a prestar serviços de educação, saúde e assistência social a quem deles necessitassem, em locais que foram denominados como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Na cidade de Poá, a Apae foi fundada em 1992 e está localiza na rua Flor do Campo, 310 no bairro do Jd. Alvorada. Possui como presidente da entidade Edite Moreira, que é auxiliada pela sua vice Sandra Rodrigues, pela diretora pedagógica da unidade Silvana e por uma diretoria. A unidade atende cerca de 150 crianças, fora os inúmeros projetos realizados pela entidade. Vale lembrar que a entidade possui uma lista de espera bem extensa.
A Apae sobrevive de algumas verbas municipais, estaduais e federais que nunca são suficientes, por isso a entidade faz inúmeras atividades para arrecadar fundos como bingos, jantares e bazares beneficentes.
Apae Poá deve ser um orgulho para os cidadãos da nossa cidade por isso ela solicita a colaboração dos moradores para que a entidade possa crescer mais ainda e ampliar o atendimento para a população.
Neste domingo dia 7 de março a entidade estará realizando mais um Bingo Beneficente no Salão de Festas Batuíra à partir das 15:00h e conta com o apoio maciço da população. A Apae também convida você para ser um dos associados da entidade, fazendo a sua contribuuição mensal ou fazer doações no banco Santander, agência 353 e conta nº 13000685-6.
Seja um colaborador da APAE