Estamos perplexos com os acontecimentos que estão ocorrendo no Estado de São Paulo, no Alto - Tietê e logicamente em Poá. Como educador e cidadão me sinto na obrigação de procurar organizar formas de combate a essa situação e tentar apresentar soluções, pois sabemos que após 16 anos de PSDB no governo paulista nada melhorou, pelo contrário vem piorando gradativamente devido à falta de políticas públicas em relação à Segurança Pública e o Combate às Drogas.
A Segurança Pública é dever do Governo do Estado, que através de sua Secretaria de Segurança comanda a polícia civil e militar, toda sua organização, treinamento, equipamentos, serviços de inteligência, sistema prisional e a contratação dos policiais e funcionários são feitos pelo governo estadual. Na esfera federal, a segurança pública é subordinada ao Ministério da Justiça que não interfere na gestão estadual, cuidando das fronteiras, alfândegas e relações interestaduais.
Alckmin Pinóquio |
Podemos constatar o aumento da violência em vários episódios que ocorrem diariamente como tráfico de drogas, fugas, sequestros relâmpagos, saidinhas de banco, estupros, mortes, explosões de caixas automáticos, furtos e roubos a carros, lojas e a cidadãos de bem, entre outros.
Inúmeras entidades têm denunciado a visão obtusa do PSDB, tendo seu expoente máximo o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, como maior responsável pelo caos que todas as cidades se tornaram, porém até hoje a arrogância prevaleceu e a sociedade não foi ouvida. A falta de investimentos, o salário dos policiais como um dos mais baixos do país, pessoas desqualificadas no governo estadual, corrupção... estão entre os principais motivos para o caos na Segurança Pública.
Em Poá a população está sentindo uma “Sensação de Insegurança” muito grande principalmente nos bairros mais afastados, devido à falta de policiais para se fazer o “Policiamento Ostensivo” de forma mais contundente principalmente durante a madrugada onde a “malandragem, de forma geral trabalha com mais ênfase”.
De forma humilde, mas querendo fazer valer os meus direitos de cidadão estou cobrando o aumento do número de policiais para Poá e conseqüentemente o aumento do policiamento ostensivo em todos os bairros, pois essa é a principal forma de prevenir os principais problemas que ocorrem para que a população possa ter uma maior “Sensação de Segurança”. Ficaria muito feliz se o Senhor Prefeito se mobiliza- se mais nesse sentido, mas não é o que estamos vendo.
Mas, se quisermos realmente transformar a sociedade, o país e a humanidade, o nosso principal instrumento e mais sensato para que ocorra uma mudança é a EDUCAÇÂO, pois é muito mais fácil e menos oneroso para os governos se investissem em escolas do que na construção de cadeias ou instituições para menores infratores, e olhasse para os professores de uma forma diferenciada, pois esses educadores são a chave para o sucesso da Nação, mas infelizmente o Governador Geraldo Alckmin em vez de assumir que o nível de educação de nossos jovens não é o ideal, que os professores estão vivendo uma situação crítica e muitos estão mudando de profissão, fica fazendo propaganda enganosa, mostrando uma falsa realidade, e o filho do trabalhador, como toda população de São Paulo (POÁ) é quem paga por isso.