Há cerca de um mês, aconteceu uma reunião para que o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Dr. Jorge Abissamra, anunciasse o projeto de revitalização do centro do centro urbano da cidade. O projeto, que engloba uma transformação da Avenida XV de Novembro e modificação da Avenida Brasil, foi apresentado para os empresários da região do centro expandido, em reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira,15, na sede da Associação Comercial.
Utilizando de uma apresentação em vídeo com os projetos arquitetônicos e de engenharia, Dr Jorge fez a explanação sobre o que acontecerá ao local. Também presentes estavam o Secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Roberto Ramos, o secretário de Governo, Miguel Calderaro, secretário de Assuntos Jurídicos, Flávio Henrique Moraes, e o secretário de Comunicação, Jorge Campos. Além, claro, do presidente da diretoria executiva da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos - Acifv, Áureo do Carmo, e também o presidente do conselho deliberativo da Acifv, Vanderlei Kerchner. Representando a Câmara Municipal, estava o vereador Agílio Nícolas.
A ideia da reurbanização e revitalização teve início em 2006, com a implantação do conceito de uma nova cidade, lançado pelo poder municipal. O projeto, que na oportunidade recebeu o nome de “Está nascendo uma nova cidade”, proporcionou em dezembro de 2006 a entrega da região central a Avenida XV de novembro e a Praça Independência, totalmente revitalizadas, ação que posteriormente se estendeu à Praça da Bíblia, do outro lado da linha do trem.
Esta segunda reunião teve resultados bastante positivos. Em sumo, os comerciantes que estavam presentes se mostraram plenamente a favor da transformação da região central. Mesmo com algumas dúvidas técnicas, para saná-las por completo uma nova reunião será marcada para daqui aproximadamente um mês, que deverá ser a última antes do início das obras.
Segundo o prefeito, as obras iniciarão no mês de setembro e terão duração de, no máximo, 90 dias. O cronograma foi realizado para que a transformação da avenida em boulevard termine até a primeira semana de dezembro, sem que nada atrapalhe a movimentação comercial dos lojistas próximo do natal, que é a época do ano em que eles mais faturam.
“Nós poderíamos apenas revitalizar o centro, reformar as vias e dar apenas uma cara nova para esta parte da cidade. Porém, o que faremos é algo diferente. Além de ser útil, a Av. XV de Novembro, o Centro de Convenções, a nova estação ferroviária e o terminal rodoviário serão um obras que darão um diferencial arquitetônico a Ferraz que, sem dúvidas, será referência em toda a região metropolitana de São Paulo”, declarou o prefeito.