A secretária de educação de Ferraz de Vasconcelos, Roseli Morilla Baptista, recebeu uma nova integrante em sua equipe. É a Mestre Doutora em educação infantil Vera Melis Paolillo. Ela foi coordenadora da Unesco em São Paulo durante seis anos, e carrega em seu currículo uma série de importantes cargos na área educativa da primeira idade, como por exemplo, ser a única representante no Brasil do projeto mundial chamado World Forum Foundation.
Seu trabalho em Ferraz têm sido muito bem aceito pela população, que o vê através de seus filhos que estudam nos Centros de Educação Infantil (CEI) municipais. Muitas vezes, os pais acham que as atividades educacionais iniciam apenas após os quatro de idade de seus filhos, quando eles saem dos CEI. Porém, desde que entram nas unidades, eles já têm essas atividades, uma prova disto é que todos os professores precisam seguir um currículo de atividades. Portanto, parte do que Vera tem feito na educação ferrazense é contribuir para que, durante as 10 horas em que as crianças ficam na escola, elas aprendam e exercitem suas mentes todo o tempo. Segundo ela, até os três anos as pessoas desenvolvem a maioria de suas funções, após isto, elas apenas as aprimoram.
Outra ação que a educadora tem feito, junto de Roseli, na rede municipal, é a criação de informativos bimestrais para cada uma das CEI’s de Ferraz. “Precisamos ter mais visibilidade para ter cada vez mais credibilidade”, disse Vera enquanto explanava o projeto dos informativos, que já está em execução.
Cada uma dos centros emite, aproximadamente, 200 informativos que vão para os alunos, professores, pais e, principalmente, para a comunidade do bairro onde O CEI está instalado. Todo o conteúdo é criado e redigido pelos professores, coordenadores e também por pais, mães e voluntários. Em todas as edições, o foco principal será sempre dicas para o desenvolvimento infantil, como por exemplo como prover uma alimentação balanceada, brincadeiras que ajudam a desenvolver o intelecto das crianças e mais uma série de outras mensagens.
Vera ressaltou também que as mães, pais, irmãos de alunos e moradores das proximidades das unidades escolares que tenham algum conteúdo que achem pertinente ao informativo, devem procurar a CEI mais próxima e apresentar o material aos professores e coordenares, para que isto estreite ainda mais os laços entre a comunidade e a escola. “Meu lema é ‘educar cuidando e cuidar educando’, por isso acho importantíssima essa interação dos pais com os educadores e os alunos”, declarou.
“Além deste trabalho de criar as publicações bimestrais, este projeto faz com que as crianças criem, desde muito cedo, o interesse pela leitura. Pois elas verão que seus pais lerão as matérias que falam sobre coisas que tiveram a participação delas, e isto pode gerar certa curiosidade que poderá incentivá-los à leitura”, enfatizou a secretária Roseli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário