Inserido na grade curricular do Núcleo de Educação Integral e Formação Pedagógica, o Ediforp, em meados do ano passado, o projeto de artes circenses ‘Circo Escola Corda Bamba’ realizará uma grande apresentação no dia 16 de abril. Esta é uma ação que tem total apoio da secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista, que acredita que este será um grande estímulo para o desenvolvimento das crianças que lá estudam.
Os coordenadores deste projeto são a dupla de palhaços Thadeu Junior, que é da família mais tradicional do trapezismo brasileiro, a Família Alves, e está no circo desde que nasceu, e Edhyman que, mesmo tendo apenas 11 anos no ramo já possui uma memorável bagagem artística.
A trupe do Ediforp se apresentou no picadeiro pela primeira vez no final de 2010. Foram dezenas de crianças que mostraram suas habilidades circenses em diversas áreas. Agora, estes mesmos alunos que estão mais bem desenvolvidos e treinados, se apresentarão na própria escola, junto de seus coordenadores. Um número próximo de 50 alunos fará parte do cronograma de apresentações que estima grande público de pais e autoridades locais.
Malabaristas, tecido francês, lira italiana, equilibristas, palhaços e mágicos estão dentro das atrações deste dia que, além dos alunos, terá a apresentação de artistas profissionais de circo, que já estão há anos vivendo e trabalhando por circos Brasil afora. E tanto para os participantes quanto para os apreciadores haverá um sorteio de diabolôs, que são um tipo de instrumento de malabarismo.
Segundo Roseli, a realização do projeto Corda Bamba aliado às atividades extra-curriculares do Ediforp tem trazido ótimos resultados ao rendimento escolar e social dos alunos da rede municipal. “Eles estão mais desinibidos e menos dispersos. Na infância é impossível manter a atenção das crianças 100% focada em algo. Porém, este projeto de artes circenses está mudando este quadro. Pois para realizar seus números, eles precisam treinar muito, e por isso se concentram ao máximo e se doam ao que estão fazendo. E, felizmente, isto está trazendo ótimos resultados em nossas salas de aula”, declarou a secretária de Educação.
Ainda falando sobre o projeto de circo, ela ressaltou sobre a grande procura que as mães ferrazenses estão tendo nas duas escolas públicas de tempo integral de Ferraz, que são o Ediforp I e II. Com a reportagem que passou no Jornal da Band – da emissora de televisão Bandeirantes - na semana passada, as ações educacionais da cidade repercutiram ainda mais, assim como tem-se falado muito dos cursos e projetos extra-classe da rede municipal.
A apresentação do Circo Escola Corda Bamba será realizada no dia 16 (sábado), às 19h. O local será o ginásio de esportes do Núcleo Ediforp I, que situa-se à Rua Prefeito Takumi Koike, Nº 77, no bairro Núcleo Itaim, em Ferraz.