Ferraz de Vasconcelos é um município que está em desenvolvimento socioeconômico. E os fatores financeiros muitas vezes acabam impedindo o acesso das pessoas à educação e à cultura. Visando reverter totalmente esse quadro, o prefeito de Ferraz, Dr. Jorge Abissamra, firmou há três anos um convênio com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), para a emissão de carteirinhas de vantagens para os estudantes ferrazenses.
A carteira de identificação estudantil emitida pela UBES proporciona diversos benefícios, descontos e vantagens especiais aos estudantes matriculados nas instituições de ensino de Ferraz. Os alunos que portarem essa carteirinha terão descontos de 50% em cinemas, teatros, estádios de futebol, SESC e SESI. Além de descontos nos produtos de diversas livrarias.
Também é direito do estudante que portar a carteira da UBES pagar meia passagem nos transportes coletivos. Para emitir a carteirinha de passe escolar os estudantes devem comparecer às empresas de transporte, como EMTU, CPTM e Radial, por exemplo, apresentar a identificação da UBES e requisitar um formulário para pagamento de meia passagem.
Para os alunos de toda a rede escolar brasileira, essa carteirinha tem um valor de R$ 42. Mas devido aos esforços de Dr. Jorge Abissamra, que por intermédio do coordenador da Secretaria da Cultura, Deivid Macarrão, os estudantes ferrazenses usufruem de todos esses benefícios gratuitamente pelo terceiro ano consecutivo.
A distribuição da carteira estudantil referente a 2010 teve início em maio. Ela será distribuída para todos os alunos da cidade. Tanto da rede municipal, quanto da estadual e até mesmo do ensino particular. Ao todo serão entregues aproximadamente 30 mil. Devido ao convênio, esses cartões escolares custam somente R$ 1,50, cada unidade, para a prefeitura.
Somente no núcleo EDIFORP já foram entregues 680 carteirinhas. E o ato de entrega, que aconteceu na manhã da última quarta-feira, contou com a presença de Dr. Jorge, o ex-prefeito, Makoto Iguchi, o vice prefeito, Flávio Batista, o Inha, a Secretária de Educação, Roseli Morilla Baptista, o Secretário de Comunicação, Jorge Campos, e o vereador Willians do Gás.
Segundo Dr. Jorge Abissamra, esse ato coloca em prática seu plano de democratização e socialização entre todos os habitantes de Ferraz. Pois ele possibilita que as pessoas que são monetariamente desfavorecidas tenham acesso ao teatro e aos livros pagando pouco. E isso justifica um dos motivos da cidade possuir a maior qualidade de ensino público de toda a região do Alto Tietê. Dr. Jorge dá condições para que os estudantes da cidade não tenham sua cultura e sua educação comprometida por conta da falta de dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário