Já é de conhecimento de toda a nação brasileira que o esporte é a arma mais potente e eficaz que temos. A diferença é que essa potente arma foi feita para o bem. É a única arma que ao invés de tirar vidas realiza o contrário. Faz com que elas tomem novos rumos e as dignificam. E foi ‘armado’ desse conceito, que o prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Dr. Jorge Abissamra, criou há pouco mais de um ano o projeto da Vila Olímpica. A primeira etapa do complexo já foi concluída. E sua cerimônia de entrega à população ferrazense foi um grande sucesso.
Antes da solenidade, houve um jogo de confraternização entre secretários municipais e vereadores. E a cerimônia, que ocorreu logo em seguida ao jogo, contou com a presença deles todos. Além do poder publico de Ferraz, estavam presentes diversas autoridades públicas da região, dentre elas, o vereador suzanense Nardinho. E embalando as partidas e a cerimônia, estava presente a Fanfarra Municipal de Ferraz, que foi regida pelos maestros Zuza, Edson Paulo e Wanderley Gomes. As arquibancadas estavam cheias, com mais de quatro expectadores.
A etapa concluída e inaugurada da vila foi o complexo futebolístico. Coma uma arquibancada para cerca de duas mil pessoas, o campo, que é o único do Brasil feito com dinheiro federal, possui medidas oficiais da liga esportiva. Ele mede 100 metros de comprimento por 64 metros de largura. O tapete de grama sintética foi importado do exterior pela prefeitura. O material é considerado de altíssimo nível, pois remonta a qualidade das gramas japonesas. A duração do gramado, se usado diariamente, é de pelo menos 10 anos, porém se usado com menor frequência, permanecerá em bom estado por muito mais tempo.
Para estrear o gramado, o dia de inauguração teve uma programação intensa. Ao todo, foram quatro jogos. E o jogo de encerramento, foi da equipe Master do Sport Club Corinthians Paulista, contra a seleção dos melhores do Esporte Clube Ferraz.
Durante a solenidade, o vice-prefeito e Secretário de Esportes, Flávio Batista de Souza, o Inha, relatou que aquela área era considerada perdida. O local parecia abandonado, e era mal visto pelas pessoas.
“Certa vez eu e Dr. Jorge passamos de carro aqui, e nós falamos que esse seria o local da nossa Vila Olímpica. Fizemos o projeto. E quando ficou pronto, nos chamaram de loucos. Falaram que essa era uma área de barranco, que não tinha como fazer nada aqui. Mas nós acreditamos, agimos e mudamos a situação. Hoje podemos dizer orgulhos, que mais do que sonhar e realizar, nós estamos vivendo esse sonho. E esse sonho agora é o sonho de vocês também, que foi realizado”, disse Inha.
Na cerimônia Dr. Jorge ainda falou sobre as motivações que teve para a construção do complexo. E, além disso, o prefeito ainda comentou sobre a importância dos esportes em Ferraz, que era uma cidade que tinha uma baixa estima por ter poucos locais públicos de recreação, o que mudou depois que Dr. Jorge tomou posse do cargo de prefeito.
“Essa é uma obra de respeito ao cidadão. Dignidade, respeito e boas condições de vida é o mínimo que podemos dar aos ferrazenses. E a Vila Olímpica é um braço forte de todo esse nosso trabalho. O esporte tem o poder único de mudar para melhor a vida das pessoas. Ele faz com que as crianças fiquem longe da rua, e que os adolescentes jamais se envolvam com drogas. Nós vimos a criançada ansiosa pela inauguração. Todas querendo jogar nesse gramado de primeiro mundo. E a partir de hoje, elas poderão jogar aqui todos os dias”, ressaltou Abissamra.
O prefeito ainda contou que o campo ganhará iluminação: "Ele poderá ser usado durante a noite. E vamos cobrir a arquibancada para garantir tranquilidade ao público. Todo o complexo deverá ficar pronto em 2011. Decidimos antecipar a entrega do campo por causa da ansiedade dos moradores".
E ao final da solenidade, o ex-jogador do Corinthians e comentarista da TV Bandeirante, Neto, que tem o título de “ídolo da Fiel”, disse que se sentia muito lisonjeado de poder jogar na estréia da Vila, e que admirou muito a importância que Dr. Jorge e Inha dão ao esporte em Ferraz. Neto, que foi uma criança bastante pobre e viu no esporte uma oportunidade de melhoria de vida, encerrou seus dizeres com a seguinte frase: “Tenho certeza que isso vai mudar a vida de muita gente. E isso tem que ser feito para mais pobres, por que rico já nasce com oportunidade e não precisa disso não”.
Rogério Mathias e Zenon
Nenhum comentário:
Postar um comentário