Jorge Abissamra prefeito de Ferraz e grande liderança no Alto Tietê |
O narguile – ou, por muitas pessoas chamado de ‘arguile’ – é uma espécie de ‘cachimbo de água’, utilizado a mais de mil anos nas antigas civilizações do Oriente Médio. Seu funcionamento, basicamente, é quase igual ao de um cigarro, contendo uma parte para que se coloque o carvão, outra para a essência e um compartimento para armazenar a água, que, teoricamente, é usada para filtrar as impurezas da fumaça. Entretanto, especialistas em doenças respiratórias advertem que apenas 50 tragadas são suficientes para viciar. Isso ocorre devido à nicotina, que causa a chamada sensação de bem-estar, pois junto da essência o tabaco é acrescentado. Estudos recentes contrariam a crença popular de que a água ajudaria a filtrar as impurezas do fumo, tornando-o menos nocivo.
O que muitos pensam erroneamente é que, este tipo de fumo não é tão prejudicial à saúde. Longe disso. Por conter diversas toxinas, ele pode causar câncer de pulmão, além de doenças cardíacas e doenças infecciosas como tuberculose, herpes, disfunção erétil e outras. Já que é usado por mais de uma pessoa ao mesmo tempo sem a devida esterilização.
Segundo o secretário de Saúde, a campanha terá folders informativos que serão distribuídos em lugares com grande concentração de jovens e adolescentes, como escolas, academias de ginástica e lanchonetes, por exemplo. E outro importante foco deste trabalho, será o alerta aos pais desses jovens sobre os perigos que o narguile apresenta a seus filhos.
“Além dos males muito grandes e irreversíveis, o narguile causa dependência. Porém, se vê muito por ai os jovens colocando bebidas alcoólicas e outras substâncias junto da essência e da água. O que além de potencializar o efeito nocivo ao nosso organismo, pode ser utilizado como uma forma do consumo de drogas que passa despercebida pelos familiares”, declarou Dr. Raul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário