Lançando um olhar feminino transformador sobre a cidade de Ferraz de Vasconcelos, o projeto Mulheres de Paz, criado em meados do ano passado, abrirá vagas para novas agentes contribuírem com esta nobre causa no município. A ideia é proporcionar a oportunidade de reintegração social e capacitação por meio de cursos gratuitos. Haverá também a implementação de ações de combate e prevenção à violência através de um conjunto de ações de capacitação, sensibilização, mobilização e acompanhamento aos jovens.
Além disso, o Mulheres da Paz tem como objetivo fortalecer as práticas políticas e sócio-culturais desenvolvidas por mulheres em suas comunidades, numa perspectiva metodológica transformadora e permanente. O projeto tem como objetivo capacitar, inicialmente, 60 mulheres moradoras da comunidade que constitui a área conflagrada do foco Território da Paz do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci, (Vila Cristina, Vila Mariana e Vila Margarida) para atuar como agentes sociais.
E, para isto, será promovido um curso de formação e capacitação com uma carga horária total de 120 horas. As horas serão divididas em módulos e oficinas, que abordará conteúdos específicos relativos ao ‘Apoio Psicossocial Coletivo e Ações do Pronasci’, Emancipação das Mulheres, prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres (Lei Maria da Penha), Conhecimentos de Informática, Saúde e Psicologia e também Ações preventivas e formativas do Pronasci.
Para participarem do Mulheres da Paz, as mulheres precisam ter no mínimo 18 anos e possuírem o Ensino Fundamental completo. Elas também devem possui renda familiar de até dois salários mínimos e residir em um dos bairros de atuação do projeto. Além disso, elas deverão também possuir uma disponibilidade de 12 horas semanais para se dedicarem ao programa. Cada uma delas receberá uma remuneração mensal de R$ 190,00.
As inscrições serão realizadas de 10 de agosto a 09 de setembro, das 08h30 às 12h30, em dias úteis, no espaço destinado ao projeto que situa-se à Av. Brasil nº 966, no centro de Ferraz. No ato da inscrição deverá ser preenchida uma ficha de cadastro e avaliação socioeconômica. As inscrições são gratuitas e as candidatas devem portar RG, CPF, comprovante de renda e de endereço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário