sábado, 19 de março de 2011

Secretário de Saúde do Testinha afirma que mamógrafo “Não é urgência para Poá”

Em recente audiência realizada na Câmara Municipal de Poá, o secretário de Saúde do prefeito Testinha afirmou que o aparelho mamógrafo que deveria estar funcionando no Hospital Drº Guido Guida, em Poá à cerca de cinco meses atrás vai demorar, pois “Não é de urgência”, pois as mulheres poaenses podem estar utilizando os hospitais da região para fazerem seus exames se assim desejarem, mas o que talvez ele tenha esquecido é que o prefeito Testinha prometeu que o hospital de Poá passaria a contar com este aparelho para prevenir a saúde das mulheres poaenses em um evento realizado em 2010 contra o câncer de mama.
Testinha anunciou a compra do mamógrafo em evento realizado no dia 24 de outubro, ocasião em que o prefeito disse que em cerca de dez dias as mulheres de nossa cidade não precisariam mais irem à hospitais de outra cidade para se prevenirem.
Segundo comentários do público presente o prefeito promete as coisas para fazer bonito nos eventos sem conversar com seus secretários, o que os deixa em situações muito embaraçosas e a população decepcionada.

Obama e Dilma exaltam valor da integração para a democracia


Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, asseguraram neste sábado que os organismos de integração regional, como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul fizeram uma "valiosa contribuição" à democracia, paz, cooperação, segurança e desenvolvimento.
Obama e Dilma avaliaram o "diálogo" entre a Unasul e o Executivo americano, em uma declaração conjunta. Além disso, ambos os governantes expressaram seu "compromisso" com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e aplaudiram os "esforços empreendidos para tornar o organismo mais transparente e eficiente, capaz de enfrentar os desafios do século XXI".
Desde a criação da Unasul, que foi impulsionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, foi realizada apenas uma reunião entre a cúpula desse organismo e a Administração dos EUA, em abril de 2009 em Port of Spain (Trinidad e Tobago), por ocasião da 5ª Cúpula das Américas. Obama e Dilma também assinalaram a necessidade de promover uma "melhor articulação" entre a Cúpula das Américas, fórum que qualificaram como "instância de coordenação regional do mais alto nível", a OEA e os demais organismos interamericanos para dar uma "maior coesão" e "fortalecer as sinergias entre instituições".
Obama chegou nesta manhã a Brasília, onde foi recebido por Dilma no Palácio do Planalto. A visita do presidente dos EUA ao Brasil é a primeira parada de uma viagem oficial pela América Latina, que inclui ainda Chile e El Salvador.

Dilma e Obama expressaram seu "compromisso" com a Organização dos Estados Americanos

quarta-feira, 16 de março de 2011

Justiça Federal proíbe loterias e jogos de bicho em todo estado da Paraíba

O Tribunal Regional Federal da 5ª Região, concedeu liminar, em agravo de instrumento, determinando que a Loteria do Estado da Paraíba (LOTEP) não mais expeça novos atos de autorização para a exploração de quaisquer modalidades de jogos lotéricos no Estado da Paraíba, independente da denominação.
No despacho do desembargador federal convocado, Leonardo Resende Martins, entre as modalidades desautorizadas estão as loterias de números, loterias instantâneas, "videoloteria", sistema lotérico em linha e tempo real, loteria especial permanente ou jogo do bicho. Ele também determinou que o Estado da Paraíba e a LOTEP suspendam todos os anúncios publicitários e a divulgação dos jogos e loterias nos meios de comunicação, a exemplo de rádio, televisão, jornal, revista e internet.
O despacho determina ainda que sejam inseridas nas respectivas páginas eletrônicas do Governo do Estado e da LOTEP a informação de que todas as autorizações concedidas são ineficazes, em face da declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual 7.416/2003-PB. “Mesmo a postura historicamente tolerante do Poder Público (e da própria sociedade) com as bancas exploradoras do jogo do bicho e os postos de trabalho, que fatalmente serão extintos com o fechamento delas não são argumentos suficientes. Na minha visão, para autorizar a manutenção de um negócio que, para além de ilegal, sempre guardou estreita vinculação com a criminalidade organizada, em suas diversas facetas”, afirma o desembargador.
O magistrado acrescenta ainda que “por este entender, verificada a verossimilhança das alegações e a plausibilidade jurídica do pedido, defiro o efeito ativo aos pedidos requeridos na inicial, concedendo a liminar para que o Estado da Paraíba e a LOTEP insiram informações em suas respectivas páginas eletrônicas, na rede mundial de computadores, de que todas as autorizações concedidas são ineficazes, em face da declaração de inconstitucionalidade da Lei Estadual 7.416/2003-PB, e determino aos agravados providências para a interdição dos estabelecimentos relacionados na inicial, que comercializam jogos de bicho, com a apreensão do material utilizado na comercialização desses jogos e do produto obtido com essa atividade, com auxílio da Polícia Federal, se necessário, sob pena de multa”. Com a proibição do jogo do bicho, que serve apenas para proliferar a lavagem de dinheiro e a sonegação de imposto, sem falar no contrabando de drogas e na fabricação de políticos corruptos e compradores de votos como vereadores e prefeitos de várias cidades do Brasil, espera-se diminuição da malandragem.

domingo, 13 de março de 2011

Japão teme nova explosão em central nuclear

O Japão teme uma nova explosão na central nuclear de Fukushima-Daichi (Fukushima I), onde as autoridades admitem que possa ter havido uma fusão do combustível num dos reactores – o que torna ainda mais grave o acidente.
Os sistemas de segurança da central – situada 240 quilómetros a norte de Tóquio – foram seriamente afectados com o sismo e tsunami de sexta-feira, que terão provocado a morte de dez mil pessoas. Embora a central tenha sido automaticamente desligada, os sistemas de arrefecimento falharam.
A empresa que gere a central – Tokyo Electric Power (Tepco) – está a injectar água do mar em três reactores para evitar que haja uma fusão do combustível nuclear. A fusão é considerada uma situação severa e pode conduzir à libertação de grandes doses de radioactividade para o exterior da central. 
O porta-voz do Governo, Yukio Edano, admitiu que possa já ter havido uma fusão parcial dos bastões de combustível do reactor 1. “Existe esta possibilidade. Não podemos confirmá-lo, porque é dentro do reactor. Mas estamos a trabalhar sob esta hipótese”, disse Edano, citado pela agência Reuters.
Uma explosão ontem destruiu o edifício no interior do qual está confinado o reactor 1 da central. Agora, teme-se que o mesmo ocorra no reactor 3. Em ambos, estava a ser injectada água do mar, uma solução que é vista como último recurso para conter o sobreaquecimento dos reactores. A Tepco decidiu, entrentanto, também inundar o reactor 2, para o resfriar. A central de Fukushima I tem seis reactores, que entraram em operação entre 1970 e 1979.
“Não podemos excluir que se possa produzir uma explosão ao nível do reactor 3 devido a uma possível acumulação de hidrogénio”, disse Yukio Edano, adiantando que o núcleo central onde está o combustível radioactivo continua seguro.
A explosão de ontem, que deitou pelos ares o tecto da parte exterior de cimento do reactor 1, também não comprometeu o núcleo. Mesmo assim, o desastre já foi classificado pela Agência de Segurança Nuclear e Industrial japonesa como nível 4 na escala na Escala Internacional de Ocorrências Nucleares. 
Por ora, a gravidade do acidente está abaixo da explosão de Three Mile Island em 1979, nos Estados Unidos, de nível 5, e muito longe do acidente de Chernobil, em 1986, na ex-URSS, que foi classificado com o nível 7, o máximo da escala.
Mesmo assim, segundo as agências, 22 pessoas já foram contaminadas pela radiação. As autoridades dizem que 190 pessoas estavam dentro de um raio de 10 quilómetros de raio de distância, quando a radiação subiu acima dos limites desejáveis. Da zona de Fukushima I já foram retiradas 180 mil pessoas.
Problemas semelhantes de aumento de pressão nos reactores estão também a afectar a central Fukushima-Daini (Fukushima II). Cerca de 30.000 pessoas que viviam a dez ou menos quilómetros da estação tiveram de abandonar as suas casas.


Imagem mostra chegada de tsunami no Japão



Imagem divulgada no último dia 14 de Março pela agência Reuters mostra a chegada de uma onda gigante à cidade de Miyako, no Japão, na sexta-feira. Localizada na província de Iwate, Miyako foi uma das dezenas de cidades afetadas por um tsunami que devastou a costa nordeste do país.

Segundo o último balanço oficial, divulgado neste domingo, o terremoto seguido de tsunami deixou mais de 900 mortos. No entanto, autoridades estimam que o número de vítimas fatais aumente. Em entrevista à rede de televisão NHK, o chefe de polícia Naoto Takeuchi, estimou mais de 10 mil mortos apenas na cidade de Miyagi.
O primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan, afirmou neste domingo que o país enfrenta a maior crise de sua história desde a Segunda Guerra Mundial, quando bombas atômicas foram lançadas em Hiroshima e Nagasaki.
Segundo Kan, 12 mil pessoas foram resgatadas, mas as equipes de busca ainda têm dificuldade de chegar a algumas áreas afetadas.
Resgate
No último dia 14 de Março, um homem de 60 anos foi resgatado com vida após apassar dois dias agarrado a um pedaço do telhado de sua casa, que foi arrastada pelo tsunami.
Hiromitsu Shinkawa foi resgatado por um destróier da Marinha japonesa em alto-mar, em frente ao litoral de Fukushima, a cerca de 250 quilômetros de Tóquio. Ele foi levado de helicóptero ao hospital e passa bem.
Segundo a agência de notícias Jiji, Hiromitsu, que é morador da cidade de Minamisoma, contou que "começou a correr quando ouviu o alerta de tsunami", mas "voltou para trás para recuperar algo em casa e foi levado pelas águas".
O governo do Japão dobrou o número de militares que atuam na busca por sobreviventes. No sábado, eram cerca de 50 mil e agora já passam de 100 mil. Operações de resgate acontecem em meio a um cenário impressionante: prédios destruídos, árvores caídas e ruas tomadas por lama, carros, barcos e até pequenos aviões.
Equipes de resgate usam botes para passar por áreas inundadas, buscando sobreviventes em um mar de destroços. Segundo autoridades, a maior parte das centenas mortes registradas até agora foi causada por afogamento, após ondas gigantes arrastarem carros e casas nas cidades costeiras.
"O tsunami foi incrivelmente rápido", disse Kpichi Takairi, 34 anos, morador da cidade de Sendai, a mais próxima do epicentro do terremoto e uma das mais afetadas pelas ondas gigantes. "Carros eram arrastados à minha volta. Tudo o que pude fazer foi ficar sentado no meu caminhão", afirmou, em entrevista à agência Associated Press.
Na tentativa de impedir que o número de vítimas aumente, bombeiros sobrevoam extensas áreas do país em helicópteros tentando controlar incêndios em complexos industriais e casas de madeira.
Maior tremor da história do Japão
De acordo com o Instituto de Geofísica dos Estados Unidos (USGS), o terremoto de 8,9 graus de magnitude é o maior já registrado na história do Japão e o 7° maior da história.
Até hoje, o mais forte terremoto do Japão tinha acontecido em 1933. Com 8,1 graus de magnitude, o tremor atingiu a região metropolitana de Tóquio e matou mais de 3 mil pessoas.
Os tremores de terra são comuns no Japão, um dos países com mais atividades sísmicas do mundo, já que está localizado no chamado "anel de fogo do Pacífico".
O país é atingido por cerca de 20% de todos os terremotos de magnitude superior a 6 que acontecem em todo o planeta.

Líder comunitário solicita melhorias para o Kemel


 O líder comunitário Luciano Caetano solicita a administração municipal iluminação de qualidade nas vielas do bairro.
A população do bairro de Cidade kemel, pede para que a administração pública providencie junto com a secretaria municipal competente, ILUMINAÇÂO na vilela Agnon Dias entre as ruas Alcântara e Minas gerais, no bairro de Cidade Kemel – Poá.
Tal solicitação se faz necessário, pois os moradores, vizinhos e os transeuntes que passam pela viela, dizem que o local virou ponto de drogas e de prostituição, além de que muitos utilizam essa viela como banheiro a céu aberto e não respeitam as pessoas, que já presenciaram cenas horríveis no local.
Sendo assim precisam ser tomadas providencias urgente, para que haja iluminação eficiente, na qual os vândalos não tenham acesso para destruir.