sexta-feira, 9 de setembro de 2011

É abominável a atitude do governo Testinha em cortar a árvore que cedeu o nome a nossa Pátria

Segundo vários poaenses na última semana o governo do prefeito Testinha cometeu um crime ambiental imensurável, cortou uma árvore na Praça de eventos da espécie PAU BRASIL.
O que está revoltando a população é que a árvore que deu o nome a nossa Nação não estava atrapalhando em nada no local onde estava e sim era motivo de orgulho para os poaenses, mas para alguns forasteiros que não conhecem a estória do Brasil, nem imaginam a importância desta árvore.
Essa situação provocada pelo prefeito Testinha causou indignação e gerou reclamações por parte da população. Esta árvore foi plantada pelo senhor Mario de Oliveira quando ele era administrador da praça e o mesmo disse do imenso orgulho de ter contribuído com esse gesto. O senhor Mario de Oliveira e a população poaense desconhecem o motivo pelo qual esse gesto brutal e criminoso foi realizado e querem saber as providências que a Secretaria de Meio Ambiente irá tomar ou se ela será conivente com tal crueldade.
Segundo o Biólogo Rogério Mathias “O Brasil deve seu nome a uma árvore que é o PAU BRASIL, que após anos de extração para fins comerciais tornou uma árvore em extinção. A população pode desconhecer a lei, porém, cortar árvore sem áreas públicas, principalmente uma árvore rara como o PAU BRASIL são práticas sujeitas á prisão e multa e se configura como crime ambiental, por isso vou ficar muito feliz se as devidas providências forem tomadas, pois a lei existe para ser cumprida”, concluiu Mathias.
ÁRVORE SÍMBOLO NACIONAL
O pau-brasil, Caesalpinia echinata Lam., é a árvore nacional de acordo com a Lei n. 6.607 de 07/12/1978 e, três de maio - dia do Pau-brasil. Nosso país é o único do mundo que possui o nome de uma árvore chamada pelos índios de Ibirapitanga (pau-vermelho) e, pelos portugueses, de Brasil. Trata-se de espécie da Mata Atlântica, que na época do descobrimento era abundante no litoral brasileiro, principalmente no trecho do Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco.
Antes do descobrimento, os índios já utilizavam a tinta de cor vermelha extraída do cerne da madeira para tingir adornos feitos de penas de aves que usavam em dias de festas. A madeira era utilizada para confecção de arcos e flechas.
Após o descobrimento, os portugueses passaram a explorar indiscriminadamente o pau-brasil, principalmente pelo corante vermelho, denominado brasilina, utilizado pelos europeus para tingir tecidos e para tinta de escrever. O pau-brasil substituía assim a Caesalpinia sappam L. da Ásia, que também produzia tinta vermelha, porém de qualidade inferior.
O pau-brasil foi nossa primeira fonte de riqueza para exportação (ciclo do pau-brasil) da nova terra, até que a cana-de-açúcar ocupasse o novo ciclo econômico.


quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Deputada federal Dr. Elaine Abissamra conquista ambulâncias para Biritiba Mirim e Salesópolis

  Através de suas ações na emenda estadual, a deputada federal Dr. Elaine Abissamra buscou recursos com o governo do estado de São Paulo e conquistou duas novas ambulâncias para as cidades de Biritiba Mirim e Salesópolis.
  Na Câmara dos Deputados, em Brasília, Dr. Elaine Abissamra busca sempre novas benfeitorias para todo o Brasil, mas também tem olhares especiais para a região do Alto Tietê.
  As ambulâncias que foram conquistaram são unidades de tratamento emergencial móveis, com uma série e aparatos e instrumentos utilizados nas UTI’s de grandes hospitais, podendo assim dar um pronto-atendimento mais eficaz e rápido nos casos de emergência. Cada uma das viaturas tem um valor aproximado de pouco mais de 90 mil reais, e as cidades não terão de pagar nada, pois o investimento foi uma verba conquistada pela deputada federal de Ferraz de Vasconcelos junto ao governo estadual, que é regido pelo governador Geraldo Alckmin.
  “A região em que essas duas cidades estão é bastante pequena, e por este motivo é essencial que os serviços emergenciais de atendimento sejam feitos o mais rápido possível. Pois em casos de traumas mais fortes, por exemplo, pode-se realizar os primeiros procedimentos ali mesmo dentro da viatura, para que quando o paciente chegar ao hospital o atendimento seja mais rápido”, enfatizou Dr. Elaine Abissamra.

Nasa lança foguete para descobrir o que existe dentro da Lua


   A Nasa vai tentar estudar o interior da Lua. Ao terminar os preparativos para a missão denominada como Laboratório de Recuperação da Gravidade e Interior (apelidada de "Grail" ou "graal" em inglês), a agência espacial americana prevê o lançamento do foguete United Launch Alliance Delta 2.
  Dentro da nave serão colocados dois satélites idênticos, projetados para mapear o campo gravitacional lunar, o que dará aos cientistas pistas sobre seu interior. A ideia parte da complexidade gravitacional da Lua, que apesar de ter cerca de um sexto da gravidade da Terra, não tem sua força distribuída igualmente.
  Alguns pontos da Lua (como montanhas) aparentam ter grande força gravitacional, porém são praticamente "ocos" de gravidade. Enquanto isso mapas gravitacionais de planícies lunares apontam para níveis inexplicáveis de gravidade extra, o que indicaria depósitos ou estruturas subterrâneas que interferem no campo, como informou a cientista-adjunto do projeto no Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, Sami Asmar, em Pasadena, na Califórnia.
  De acordo com a Nasa, estudar o que há no interior da Lua é fundamental para remontar a sua história e entender como se formou o satélite, há cerca de 5,5 bilhões de anos.
  O equipamento de exploração vai funcionar da seguinte forma: Assim que uma das sondas passar sobre uma região com gravidade maior, ocorrerá um distanciamento entre os satélites. Utilizando ondas de rádio como régua, alterações de apenas um um milésimo de milímetro podem ser detectadas. As informações vão ser decodificadas por um computador que fará o mapeamento. O projeto procura também utilizar o conhecimento adquirido para compreender melhor as atmosferas e outros corpos rochosos de forma geral.
  Para a cientista chefe da missão, Maria Zuber, nos próximos cinco anos todos os livros relacionados aos planetas rochosos deverão ser reescritos.

Dr. Ali lança o programa “Setembro Azul” na Cidade de Poá

Na última  terça-feira, dia 06 de Setembro, o Secretário de Saúde de Poá, Ali Sami El Kadri, concedeu uma entrevista coletiva para anunciar o novo projeto da Saúde, o “Setembro Azul”, voltado para a saúde do homem. O objetivo da secretaria é implantar uma estrutura direcionada para a saúde do homem e, no mês seguinte, realizar o “Outubro Rosa”, mês já conhecido por ser totalmente para a saúde da mulher.
De acordo com o secretário, o homem se cuida menos do que a mulher e, portanto, lança esse projeto para cuidar conscientizar o homem sobre a importância de se preocupar com a saúde e, ao mesmo tempo, fazer com que o município seja pioneiro na implantação de uma estrutura voltada para este tema. “Para isso, as unidades de saúde do município realizarão durante três sábados deste mês, exames e, se preciso for, agendar consultas também aos sábados para fazer um acompanhamento”, disse Ali, ressaltando que, como tem muitos homens que trabalham a semana inteira e acabam não tendo tempo para ir a um posto de saúde, foi feito esse projeto aos sábados, incluindo o agendamento das consultas também aos sábados para facilitar a vida dessas pessoas.
A cada sábado, quatro unidades estarão realizando exames laboratoriais, das 08 às 10 horas, de colesterol, triglicérides, uréia, creatina, hemograma, glicemia, HIV, VDRL, hepatite e PSA. “Desde já, orientamos as pessoas que forem fazer exames laboratoriais que estejam em jejum de 12 horas e para o PSA, é necessário três dias sem atividade sexual e qualquer tipo de esforço ou atividade física”, enfatizou o secretário.
Ele ainda completou das 08 às 13 horas, essas unidades também estarão realizando atendimento de planejamento familiar, aferição de pressão arterial, vacina antitetânica e contra hepatite, orientações com médico, dentista, psicólogo, assistente social, nutricionista e fisioterapeuta.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/09
UBS Calmon Viana, UBS Caic, UBS Vila Amélia, UBS e ESF Cidade Kemel

Dia 17/09
USF Jardim Julieta, UBS Vila Jaú, USF e UBS Jardim São José, UBS Centro (CSII)

Dia 24/09
UBS Vila Varela/Vila Lúcia, USF e UBS Jardim Nova Poá, USF Água Vermelha