quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Após pausa de quase dois anos, O Rappa volta aos palcos em outubro

  Após um recesso de quase dois anos, O Rappa vai se reunir para uma turnê de sete shows entre outubro e fevereiro. Falcão e banda vão excursionar com o show do disco "Rappa - Ao Vivo", que lançou no ano passado, e as apresentações servirão de laboratório para o próximo álbum, previsto para sair em 2012.
  O Rappa anunciou a pausa em dezembro de 2009. Na época, Falcão, Xandão, Lauro e Lobato disseram em comunicado que não interromperiam os trabalhos com a música e que a pausa seria para o corpo, não para a mente. "Ninguém deve se espantar se, nesse período de férias do Rappa, esbarrar com os Loucomotivos do Falcão, o Áfrika Gumbe do Lobato, o Caroçu do Xandão, ou os Mens do Lauro, afinal de contas, fazer música é o melhor descanso para músicos", dizia a nota.
  Em junho do ano passado, O Rappa lançou o DVD "O Rappa - Ao Vivo", gravado na Rocinha, no Rio de Janeiro, no dia 23 de agosto de 2009. O registro, que saiu também em formato CD, tem 25 músicas de toda a carreira da banda, incluindo canções do primeiro disco de 1994 até o álbum "Sete Vezes", que saiu em 2008. 

Lembrando 'Star Wars', Nasa descobre planeta com dois sóis

  O telescópio espacial Kepler encontrou um planeta com dois sóis. A descoberta, feita pela agência espacial americana Nasa, foi divulgada em um estudo publicado no último dia 15 de Setembro de 2011, onde cientistas mostram como é o astro, de tamanho próximo ao de Saturno.
  O planeta se encontra em um sistema estelar conhecido por Kepler-16, na região da constelação da Lira. As duas estrelas mães que envolvem o corpo têm tamanhos bem diferentes, sendo uma com massa que equivale a 70% do tamanho do sol e a outra, mais fraca, 20%.
  O fenômeno é teoricamente comum para os especialistas, já que estrelas de "sistemas binários", como são conhecidos esses pares, são bastante comuns na nossa galáxia. Ainda assim, nunca havia sido registrado o fenômeno com a participação de um planeta orbitando ao redor sem margem de dúvidas, como é o caso.
  A descoberta foi feita após um período de estudos do planeta pelo telescópio Kepler, que observava sua órbita de perfil. No momento que o equipamento pôde captar uma queda tênue de luminosidade no corpo celeste, os pesquisadores intensificaram a atenção sobre o fato e  puderam registrar uma movimentação de eclipse entre o planeta e as estrelas. Nomeado por  Kepler-16b, este corpo interfere na luminosidade do sistema, provocando uma queda de 1,7% durante o eclipse da estrela maior e 0,1% da menor.
  As pesquisas,  porém, são limitadas já que o planeta se encontra longe demais para que os astrônomos possam enxergar seu contorno diretamente. O telescópio Kepler monitora mais de 150 mil estrelas na região e é o único com sensibilidade capaz de notar variações tão pequenas como a do planeta em questão.
  As estrelas exercem constante força gravitacional entre si, o que as faz mudar constantemente de posição em relação ao centro do sistema. O fenômeno fez com que os períodos de órbita detectados pelos cientistas variassem, em um primeiro momento, entre  221 dias e 230 dias, o que complicou a interpretação.
  A nova estrela lembra o planeta ficcional de Tatooine, caracterizado pelos seus dois sóis. Ele foi eternizado nos filmes da saga "Guerra nas Estrelas" como local de origem dos heróis Luke Skywalker e Anakin Skywalker. Ainda assim, diferente da ficção, Kepler-16b parece ter uma atmosfera escura e espessa, com temperaturas que chegam a -100 ºC. Já o planeta dos filmes de George Lucas é predominantemente um deserto de calor intenso.

Depois do acidente, Paula Fernandes agradece solidariedade dos fãs

  A cantora Paula Fernandes se machucou ao deixar o palco no Expo Prudente na madrugada do dia 14 de  setembro. Ela bateu a cabeça e o nariz em uma estrutura atrás do palco, mas segundo a organização do evento de Presidente Prudente (SP), não foi nada grave.
  A própria mineira escreveu sobre o fato em sua página do Twitter (@PaulaFernandes7), na última sta quinta-feira dia 15 de Setembro.
  - Meus amores! Obrigada pelo carinho e orações! Já estou melhor! Infelizmente não encontrei a estrutura necessária para a realização do show.

Banca Feminina se reúne com Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann


  Bancada Feminina da Câmara e do Senado estiveram na última quarta-feira, dia 14 de setembro, em reunião com a Ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e de Relações Institucionais, Ideli Salvati, para a discussão das metas orçamentárias para políticas públicas voltadas para as mulheres.
  No encontro foram discutidas as negociações tripartite, que envolve o executivo, legislativo e a sociedade civil, para o melhor desenvolvimento do recurso ao trabalho doméstico. Aproveitando a reunião, foi comemorada a moção de aniversário de cinco anos da Lei 11.340 (Lei Maria da Penha), que foi implantada no dia 22 de Setembro de 2006.
  Na oportunidade a Deputada Federal Dra. Elaine Abissamra disse que todo o esforço da Bancada Feminina na Câmara está resultando em projetos e propostas positivas para as mulheres brasileiras.
 “Viemos cobrar da Ministra Gleisi maior agilidade para aprovar projetos que priorizam as mulheres do Brasil. Esse é o nosso papel aqui na Câmara dos Deputados e estamos fazendo.” disse a deputada.
  A ministra Gleisi reiterou seu compromisso com a causa, lembrou de sua atuação incisiva nesta área durante sua permanência no Senado e apoiou a defesa da ampliação do orçamento para programas que dizem respeito às mulheres, especialmente na área da saúde, desenvolvimento social e educação, incluindo o cuidado às crianças e adolescentes. “Há muitas ações importantes em andamento no governo. É preciso ter foco, levantar na matéria orçamentária onde estão os maiores montantes de recursos para esses programas”, sugeriu.