sábado, 28 de maio de 2011

Village III, no Jardim Nova Poá, está se sentindo abandonado pelo Governo do Prefeito Testinha

            No último final de semana o Profº Rogério Mathias esteve visitando o Village III e ficou muito triste com o que viu e o que foi relatado por moradores a respeito do mesmo e o descaso da prefeitura em resolver os problemas ali encontrados, que não são poucos e estão deixando seus moradores até mesmo doentes devido às preocupações.
Uma das solicitações dos moradores do Village III do Jardim Nova Poá, que é formado pelas ruas Esperidião Gosson e Humberto Silvani são a retirada do muro e de uma guarita que faz parte de um antigo portal localizado na entrada do condomínio. Segundo os moradores o portal, que já foi motivo de orgulho para o bairro está causando uma sensação de insegurança para eles, pois além de ter tido sua estrutura abalada quando um caminhão da prefeitura encostou-se a ele durante a desocupação do Village IV, ele não recebe nenhuma benfeitoria desde que o prefeito Testinha assumiu.
Inúmeros moradores do Village III, dentre eles estudantes, trabalhadores e mulheres passam com muito medo pelo local antes de amanhecer para irem trabalhar ou à noite ao voltarem do trabalho e da escola. O motivo do medo é que atrás do muro ou dentro da guarita meliantes ficam escondidos para praticarem pequenos roubos. As mulheres têm medo de serem molestadas e, por isso procuram não passar pelo local sozinhas. Segundo moradores, viciados também fazem uso da parte interna da guarita para se drogarem e isso incomoda extremamente os moradores em todos os sentidos possíveis.
Os moradores também se sentem prejudicados com a iluminação pública que é de má qualidade e está obsoleta, além de faltarem alguns refletores em locais estratégicos do bairro que dariam com certeza uma maior sensação de segurança.
Outro problema relatado pelos moradores no quesito segurança diz respeito às casas do Village IV que desde que foram desocupadas estão abandonadas e viraram esconderijos para assaltantes, drogados e outros meliantes. Os moradores cobram que o prefeito Testinha coloque a guarda municipal para fazer rondas diurnas e noturnas no local e que procure colaborar mais intensamente para que essa massa falida tenha um resultado rápido para a alegria dos moradores.

As casas abandonadas geram insegurança e medo aos moradores do Village III

Apesar do prefeito Testinha já conhecer esses problemas, pois já esteve no local na época em que alguns moradores tiveram parte de suas casas destruídas devido a desmoronamentos causados pelas chuvas até o momento nada fez para resolver ou amenizar o problema, inclusive as famílias atingidas não receberam suas indenizações e tiveram que entrar com uma ação contra a prefeitura que autorizou o loteamento nesta área sem se preocupar se o local seria ou não uma área de risco e contra a imobiliária que vendeu os lotes. As pessoas atingidas pelo problema desejam que o departamento jurídico da mesma acelere o processo de indenização para que eles recebam o que é de direito e possam dar tranqüilidade aos seus familiares.
Limpeza, capinação e pintura de guias e sarjetas das ruas Esperidião Gosson e Humberto Silvani no Village III os moradores não sabem o que é há muito tempo sem contar que os paralelos as Av. Esperidião Gosson é que a única entrada para o Village está com uma grande quantidade de mato em suas laterais o que faz com que os transeuntes e bicicletas tenham que trafegar no meio da via, o que poderá causar acidentes, muitos dos quais poderão ser muito graves.
Dentro do Village III existe um pequeno canteiro onde as crianças brincam, e que está totalmente coberto por mato podendo virar um criadouro de inúmeros insetos e aracnídeos que poderão colocar a vida dos moradores e principalmente das crianças em risco eminente.
A Guarita abandonada é utilizada por usuários de de Droga e meliantes
Apesar destes inúmeros problemas a maioria dos moradores diz gostar de onde moram e desejam permanecer ali, mas solicitam que o Poder Público representado pelo prefeito Testinha dê uma atenção ao local que está abandonado.
O mato em excesso serve para esconderijo de meliantes e criadouro de insetos e aracnídeos
A entrada do Village III está abandonada 
Segundo o Profº Rogério Mathias, “Constantemente os bairros de nossa cidade recebem benefícios, que, no entanto não atingem essas ruas localizadas no Jardim Nova Poá, o que vem causando insatisfação aos moradores e fazendo com que eles desacreditem no Prefeito Testinha que possui um orçamento milionário para poder trazer benfeitorias para todas os bairros e ruas de nossa cidade, mas não é isso que estamos vendo neste caso onde pessoas de bem que pagam seus impostos estão abandonadas sem receberem benefício nenhum por parte do Poder Executivo que por outro lado prefere investir em obras sem muita necessidade para o momento como por exemplo a reforma geral da Praça de Eventos que estava muito bonita”. Rogério Mathias afirma “O Prefeito foi eleito com os votos da população e tem por obrigação responder aos seus anseios, por isso quero alertá-lo a respeito das carências do Village III, pelo qual tenho grande estima e consideração e pedir a ele que é uma pessoa generosa e humilde que atenda as solicitações destes filhos de Poá”, concluiu.

Feira Permanente de Artesanato leva cerca de três mil pessoas por mês à Praça da Bíblia em Poá

A Feira Permanente de Artesanato já conquistou o povo poaense e, em média, leva de 2,5 a 3 mil pessoas por mês para a Praça da Bíblia, na região central de Poá. Realizada de quintas a domingo, a Feira conta com cerca de 30 stands que contam com as obras dos artistas da cidade.
O horário de visitação da Feira é de quinta à sexta-feira, das 13 às 18 horas, e de sábado e domingo, das 09 às 18 horas.

Casa da Estação de Poá inicia nova exposição com dois artistas poaenses


Teve início nesta terça-feira, dia 23, a mais nova exposição no Centro Cultural Casa da Estação, que conta com o acervo dos artistas Andreza Salema e Carolino, ambos de Poá.
A artista plástica Andreza Salema que já realizou outras exposições na Casa da Estação, apresenta à Poá o seu acervo que contém dez retratos (desenho a lápis).  O estilo “óleo sobre tela” também pode ser apreciado na nova exposição. Os trabalhos são do estreante Carolino que traz para Poá três telas “bailarinas”, “Copos de Leite” e “Casas”, todas consideradas arte contemporânea.
Os dois artistas estarão apresentando os seus trabalhos até o próximo dia 03 de junho. Os interessados poderão se dirigir ao Centro Cultural Casa da Estação, situado na Praça Atílio Santarelli, região central da cidade, de segunda à sexta-feira, das 09 às 17 horas.

Prefeitura de Ferraz realiza evento do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

O dia 18 de maio foi marcado na história do Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi criado no ano de 1998. E para tratar deste assunto, a secretaria municipal de Promoção e Desenvolvimento Social reuniu durante toda a última sexta-feira, 20, profissionais da rede municipal de diversas áreas que possam detectar casos que se enquadrem no perfil.
   Presentes em prol desta causa estavam, representando o prefeito, os secretários de Promoção e Desenvolvimento Social, Geraldo Pereira Lins, de Comunicação, Jorge Campos, e de Saúde, Raul Cunha. Além dos assistentes sociais, enfermeiros, médicos e membros de entidades sociais parceira da prefeitura  
   A ideia de se celebrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes surgiu em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do ECPAT no Brasil. Criada na Tailândia, o ECPAT é uma organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças. A Lei N° 9.970 foi sancionada em 17 de maio de 2000. Desde então, entidades que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes promovem atividades em todo o país para conscientizar a sociedade e as autoridades sobre a gravidade dos crimes de violência sexual cometidos contra menores.
   Segundo Elizabeth Bento, coordenadora da secretaria de Promoção Social, na rede pública municipal de Ferraz de Vasconcelos, sempre houve atenção especial a este quesito por, infelizmente, é algo que pode aparecer em todas as camadas econômicas da sociedade. Portanto, é seguindo este ponto de vista que se faz fundamental os profissionais que estavam presentes poderem detectar quando as crianças passam por tais situações.
   Uma criança que é abusada sexualmente por algum membro da família ou vizinho, por exemplo, raramente contará o fato a seus pais por medo de repressões do abusador. É então que cabe aos professores detectar no comportamento, nas ações, expressões e, até mesmo, no rendimento escolar das crianças se ela foi vítima de algum crime de abuso ou exploração, seja sexual ou trabalhista. Caso seja realmente confirmado que o infante esteja passando por este caso, o profissional que detectou encaminhará o caso aos assistentes sociais, à delegacia de polícia e à Vara da Infância e Juventude, para que seja mais bem apurado, identificado o criminoso e para que ela seja devidamente punido.

CQC comprova: Vila Cristina foi totalmente reurbanizada bem Ferraz de Vasconcelos

Iniciadas há  quase 30 dias, as obras de pavimentação, canalização de esgoto e recuperação de toda a malha viária no bairro da Vila Cristina, em Ferraz de Vasconcelos, foram concluídas na tarde da última quarta-feira, 25, seguindo o cronograma previamente elaborado pela prefeitura.
   Nos últimos anos, a ação do clima danificou severamente as três principais vias do bairro. Entretanto, a intervenção do poder público municipal naquela área sempre foi um tanto limitada, pois o bairro era uma área particular que passou por um processo de ocupação irregular. Aproximadamente há dois anos, a prefeitura assinou a escritura de um terreno de 24 mil metros na Vila Cristina. A compra beneficiou mais de cem famílias que tiveram suas propriedades regularizadas. Tal ação foi parte de um longo período de negociação com os proprietários da área ocupada, que de forma amigável concordaram em vender o terreno ao poder público, eliminando assim toda e qualquer hipótese das famílias que ali vivem serem desalojadas.
   Ao todo, foram seis ruas totalmente pavimentadas – inclusive a abertura e inscrição de vielas – e mais todo o restante do bairro que passou pela operação tapa buracos. A prefeitura também desentupiu e refez toda a canalização e rede de esgoto das novas ruas. Mesmo já estando prevista no cronograma de pavimentação da prefeitura ainda para este ano, a Vila Cristina teve seu processo de obras acelerado devido a uma reivindicação que foi exibido no programa Custe o Que Custar (QCQ), da Tv Bandeirantes. Há um mês eles estiveram na prefeitura falando com o prefeito, Dr. Jorge Abissamra, para garantir que aquela região fosse inteiramente revitalizada. O repórter Oscar Filho reiterou o pedido dos moradores para o asfaltamento da Rua Vitória, que era um dos principais acessos ao bairro.
   O prazo expirou, e o pedido foi atendido no período determinado. Toda a pavimentação, canalização, sinalização aérea e viária, e ainda toda a iluminação pública foi implantada dentro do estipulado. Porém, diferente do que foi reivindicado, não foi apenas uma rua, mas sim, sete ruas foram inteiramente urbanizadas.
   Segundo Dr. Jorge, apesar do tom bem-humorado em que o pedido dos moradores da Vila Cristina foi ano ar no CQC, o trabalho realizado ali foi sério e praticamente ininterrupto. Além do que foi pedido, um playground em uma praça foi instalado para as crianças do bairro poderem brincar.
   “Durante estes últimos 30 dias, nós não trabalhamos aqui apenas durante dois ou três dias, mas porque a chuva estava muito forte e era arriscado para os trabalhadores ficarem ali. O prazo para pavimentar a Rua Vitória foi dado, e no mesmo período nós a asfaltamos e ainda revitalizamos mais seis. Eu não quero me vangloriar por isso, e aliás nem posso, porque apenas cumpri meu papel”, declarou Dr. Jorge Abissamra durante a entrega das obras concluídas.
   A matéria irá ao ar na próxima segunda-feira, dia 30 de maio. O programa CQC começa às 22h15, e uma reprise passará no sábado seguinte, dia 5 de junho, às 21h.

Avenida XV de Novembro em Ferraz será transformada em calçadão

O anúncio do projeto de revitalização do centro do município de Ferraz de Vasconcelos, que engloba uma possível transformação da Avenida XV de Novembro e modificação da Avenida Brasil, foi apresentado para os empresários da região do centro expandido, em reunião que aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), na sede da Associação Comercial. 
Em pouco mais de uma hora, o prefeito municipal, Dr Jorge Abissamra, fez a explanação sobre o projeto, acompanhado do Secretário de Indústria e Comércio, Cláudio Roberto Ramos. Estiveram presente o presidente da diretoria executiva  da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos -  Acifv, Áureo do Carmo, o presidente do conselho deliberativo da Acifv, Vanderlei Kerchner, além de diretores e empresários que puderam tirar dúvidas e fazer questionamento. 
Do Projeto 
A idéia de reurbanização e revitalização do centro expandido do município de Ferraz de Vasconcelos teve início em 2006 com a implantação do conceito de uma nova cidade, lançado pelo poder municipal.
O projeto que na oportunidade recebeu o nome de “Está nascendo uma nova cidade”,  proporcionou em dezembro de 2006, a entrega da região central a Avenida XV de novembro e a Praça Independência, revitalizadas.
Para dar continuidade ao conceito de uma nova cidade, o prefeito Dr Jorge Abissamra pretende transformar a parte da Avenida XV de Novembro, em calçadão, para atender a demanda de consumidores que está aumentando consideravelmente.
Já a Avenida Brasil, de acordo com o anúncio do prefeito, estuda-se a possibilidade de alargar as calçadas em pelo menos 5 metros, de cada lado da avenida, transformar em mão única sentido cidade de Poá e permitir estacionamento de carros em um dos lados da avenida.
A justificativa do projeto se dá além da comodidade à população, pelo fluxo de consumidores que visitam à região central do município.
Os investimentos serão provenientes do Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento (Fumefi) do estado de São Paulo. 
Estacionamento 
Um dos principais problemas e reivindicação dos empresários do centro expandido de Ferraz de Vasconcelos, são as vagas de estacionamento. Ao ser questionado sobre o assunto, Dr Jorge apresentou como solução um bolsão de estacionamento no centro de convenções, que atenderá aproximadamente 300 carros, na Rua Getúlio Vargas, estacionamento em 45 graus em toda sua extensão com mais 70 vagas e em um dos lados da Avenida Brasil, que hoje é proibido. 
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos – Acifv, Aureo do Carmo disse estar satisfeito com o resultado da reunião e ser obrigação dos empresários participarem de ações de crescimento. “Tenho que parabenizar o prefeito Dr Jorge e o Secretário de Indústria e Comércio, Claudio Roberto Ramos, pela democratização das discussões dos projetos para as benfeitorias que serão realizadas em breve, para o desenvolvimento do comércio de Ferraz de Vasconcelos”, ressaltou o presidente. 
Serviço 
Será realizada nova reunião com os empresários, no próximo dia 15 de junho, às dez horas, na sede da Associação Comercial e Industrial de Ferraz de Vasconcelos, na Rua Bruno Altafin – 26 – centro do município. Os empresários serão convocados para trazerem suas idéias e fazer seus questionamentos quanto ao projeto. 

domingo, 22 de maio de 2011

Orquestra Jovem da Cultura está com inscrições abertas em Poá

A Orquestra Jovem de Poá, da Secretaria de Cultura, está com inscrições abertas para novos músicos. Os aprovados receberão uma bolsa de R$ 300,00 e terão ensaios duas vezes por semana, as terças e quintas-feiras, sempre no período noturno.
Os inscritos passarão por uma seleção técnica, onde os músicos terão um teste de audição e deverão tocar duas peças, uma de livre escolha e a segunda a primeira vista. “A Orquestra Jovem de Poá  é atualmente composta por 80 alunos que, nesse um ano e meio, já se apresentaram em vários eventos organizados pela Secretaria de Cultura”.As vagas disponíveis são as seguintes: violino, viola, violoncelo, flauta transversal, oboé, fagote, trompete, eupitonium, teclado ou piano e percussão. O telefone para mais informações é o 4638-8804