quarta-feira, 13 de abril de 2011

Crianças do projeto Trilhar recebem orientação do Samu

Na manhã e na tarde da última segunda-feira, 11, crianças do Projeto Trilhar, que faz parte do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), receberam uma palestra na sede do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos. A ação foi feita em parceria entre as secretarias municipais de Saúde e de Promoção e Desenvolvimento Social.
   Ao todo, foram 41 crianças atendidas pelo projeto durante todo o dia. Devido a pouca idade dos integrantes do projeto, toda a abordagem e a explicação precisaram ser feitas de forma diferente para que fosse realmente efetiva, pois são ensinamentos que as crianças precisam aprender da forma correta para poderem passar à frente em suas famílias e, caso necessitem, também usá-los da forma correta.
  Segundo a agente do Samu Paula Britto, as ações foram realizadas em três etapas. A primeira fase foi uma explicação para que as crianças conhecessem o Samu e para que soubessem como o órgão funciona. Também nesta etapa, os pequenos aprenderam a como se portar ao telefone em situações de emergência, como o que devem dizer e a quais detalhes elas devem se atentar nestes casos.
   A segunda etapa da palestra foi focada na prevenção de acidentes, em sua maioria, domésticos. Acidentes dentro do próprio lar podem ser tão perigosos e causar danos tão graves quanto os que acontecem na rua ou na escola, por exemplo.
   E na terceira e última das etapas, as crianças passaram por uma simulação de um acidente. Foi simulado desde a ligação no orelhão até os primeiros socorros que poderiam ser prestados naquela situação. Uma das situações foi a de que uma pessoa estava sofrendo uma parada cardíaca, em que, para explicar melhor às crianças, foram utilizados até bonecos em que poderia ser feita exercícios de massagem cardíaca.
   Segundo o diretor do Samu, Dr. Jorge Cury, a orientação e a prevenção são os melhores meios para que este tipo de acidente não aconteça. E, inclusive, as palestras ministradas também abordaram as crianças sobre como elas deveria agir de forma correta com relação a queimaduras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário